WordPress

WordPress 5.7

O WordPress 5.7 “Esperanza” traz um elevado conjunto de novidades para todos, desde utilizadores a administradores de sites, sem esquecer os programadores que têm muito com que se entreter.

Como utilizador, vais encontrar uma interface de utilizador ajustada no editor de blocos, iframes a carregar em sistema de lazy-load, facilidade na migração de HTTP para HTTPS, padronização de cores no painel de administração para uma única paleta, que respeita as normas de acessibilidade, uma nova API de robots, entre muito mais.

Os programadores têm 66 melhoramentos e novas funcionalidades, 127 bug resolvidos e muito mais.

Todas as novidades estão no guia de lançamento.

Editor de blocos e mais…

O editor de blocos assimilou a versão 9.9 do Gutenberg. O que significa a integração de 7 versões lançadas desde o WordPress 5.6.

São inúmeras as novidades no editor de blocos que valem a pena descobrir.

O WordPress 5.7 traz duas grandes alterações na funcionalidade de exportar e importar.

Também há funções novas de tradução.

Os iframes serão sujeitos a lazy-load por omissão.

Senhas

Esta nova versão integra uma funcionalidade que permite aos administradores de sites o envio manual de ligações para redefinir senhas a utilizadores registados.

Programadores com muitas novidades

Como sempre, há diversas coisas frescas para os programadores, incluindo mudanças REST API, nos ecrãs de início de sessão, novas funções que passam atributos como async ou nonce.

Actualiza mas faz cópia de segurança primeiro

A actualização é fácil. O método mais simples e rápido passa por aceder ao painel, carregar em Actualizações e em Actualizar.

Como sempre, recomenda-se a realização de cópias de segurança antes de proceder à actualização.

Leave a Reply