Porto WordPress Meetup: O lugar dos page builders na era Gutenberg

Na era pré-Gutenberg, os page/site builders eram o melhor que podíamos ambicionar para construir rapidamente páginas por blocos sem necessitar de ter conhecimentos em programação.

Mas qual o custo desta flexibilidade? Sites lentos, efeito lock-in, pouca integração com o ambiente do WordPress, problemas de interoperabilidade com outros plugins.

Entusiasta do projecto Gutenberg, Luis Godinho sempre evitou a utilização de page builders comerciais nos seus projectos para clientes. Contudo, em Outubro de 2020 decidiu abraçar o projecto de desenvolvimento de um novo site builder para WordPress, o Bricks.

O Bricks ambiciona ser o site/page builder com melhor performance quer a nível de page load quer na facilitação do trabalho de criar sites. Qual a abordagem do Bricks aos problemas criados pelos page builders convencionais? Que tecnologias foram utilizadas? Será o suficiente para ser uma alternativa no mercado? Quais os desafios que o projecto traz para o futuro dos page builders?

É este o tema do Porto WordPress Meetup de Março, quinta, 25, às 19h00, num evento ONLINE via Zoom, com apresentação de Luis Godinho.

A participação é, como sempre, gratuita mas solicita-se a indicação de presença na página do evento no Meetup.com.

O Porto WordPress Meetup tem o apoio Weglot.

Leave a Reply