O WordPress é um sistema de gestão de conteúdo que pode ser usado para criar e manter, de maneira simples e robusta, o conteúdo de um site, de um blog ou de uma aplicação. Combina estética, standards da web e usabilidade. Apesar de ser grátis, tem um valor inestimável.
Por outras palavras, o WordPress é o que procura se quiser trabalhar em vez de batalhar com um sistema para gerir o seu site. É uma solução open source, isto é, o seu código é gratuito e aberto.
É desenvolvido por centenas de voluntários de uma comunidade que se estende por todo o mundo. Se pretender fazer mais, há milhares de plugins e de temas disponíveis para transformar o seu site em quase tudo o que possa imaginar.
Mais de 60 milhões de pessoas escolheram o WordPress para criar o seu espaço na web — adoraríamos que também fizesse parte desta comunidade.
Duas maneiras de conhecer o WordPress
- Se não lhe apetece ter custos com alojamento ou lidar com servidores web e de base de dados, crie gratuitamente e em poucos segundos, um blog num serviço de alojamento gratuito de sites WordPress. Dois dos mais conhecidos são o Blog.com e o WordPress.COM (e não ORG). Vem de raiz com uma série de funcionalidades e pode sempre juntar-lhe mais. Experimente à vontade e se um dia achar que quer alojar o seu próprio WordPress, a transição é simples e sem dor.
- Se se sente à vontade para adquirir e configurar o seu próprio alojamento, basta-lhe descarregar a versão WordPress.ORG e seguir as instruções. Em três penadas fica com um site a funcionar, gerido pela plataforma de referência. Não se preocupe que não fica abandonado à sua sorte; além de uma comunidade de milhões de utilizadores com todos os níveis possíveis de perícia na configuração do WordPress, dispõe ainda da ajuda da Comunidade Portuguesa de WordPress e dos fórums de suporte em Português “de cá”.
O WordPress é um projecto que me é muito caro. Todos os programadores e participantes acrescentam algo único e juntos criámos algo de que me orgulho de fazer parte. Foram investidas milhares de horas de trabalho no WordPress e estamos empenhados em torná-lo cada vez melhor. Obrigado por inclui-lo no seu mundo.
Está à espera de quê? Aqui não há mais nada 🙂