Novo plugin PT Variants permite escolher a versão de português que queremos no WordPress

Chama-se PT Variants e é um plugin acabado de chegar ao repositório do WordPress.org. É da autoria do WordPress Portugal, de Marco Pereirinha e de Álvaro Góis dos Santos.

Simples, com apenas um ficheiro php e os ficheiros de língua, o plugin permite escolher a ‘variante’ de português que se pretenda utilizar.

Depois de carregado para a instalação WordPress, basta activar e escolher a versão que se pretende no separador Geral, no menu Opções. Nada mais há a fazer. Pode ser aplicado à administração e ao ‘frontend’ do website ou apenas a uma das vertentes.

Há três opções. Por omissão, fica definida a forma oficial, anterior ao acordo ortográfico e que já existe nas instalações do português de Portugal (pt_PT). O plugin introduz a versão que respeita o acordo ortográfico (AO90) e a do português informal, que já existe há alguns anos.

PT Variants

Estas novas versões são exportadas a partir do repositório oficial do WordPress (GlotPress). A versão AO90 é obtida pela conversão do texto pelo software Lince, do ILTEC.

Continuar a ler “Novo plugin PT Variants permite escolher a versão de português que queremos no WordPress”

temas WordPress.org

Todos os temas do repositório WordPress.org têm de usar o Personalizador

A equipa de revisão de temas do WordPress anunciou que será requerido a todos os temas que integrem o repositório do WordPress.org que usem o Personalizador para as respectivas opções.

A equipa definiu um período de seis meses para a entrada em funcionamento total desta norma. O objectivo é permitir que os temas que já integram o repositório  sejam actualizados.

Continuar a ler “Todos os temas do repositório WordPress.org têm de usar o Personalizador”

Aesop Storytelling Engine: um plugin para histórias longas e visuais

É um plugin recém chegado ao repositório e é muito provável que venhamos a falar muito dele. Sobretudo porque encaixa que nem uma luva em publicações noticiosas online, em estilo de revista, ou em sites de autores de histórias longas.

O Aesop Storytelling Engine foi desenvolvido para acrescentar facilmente arte visual às histórias publicadas em sites WordPress. Até agora este género de artigos requeria algum trabalho de bastidores, no código, e muita edição.

Continuar a ler “Aesop Storytelling Engine: um plugin para histórias longas e visuais”

Um editor WordPress à prova de clientes distraídos

A actualidade e o futuro do editor do WordPress suscita sempre curiosidade e debate. Compreende-se. É, afinal, uma das ferramentas de maior utilização na criação e gestão de websites. É por lá que passam (quase) todas as palavras e mesmo informações importantes para que os elementos visuais apareçam de forma harmoniosa a quem visita os sites, nossos ou de clientes.

Não espanta que o editor do WordPress tenha registado diversas alterações ao longo destes mais de 10 anos. O processo não fica por aqui, uma vez que há mudanças previstas para a 3.9, anunciada para Abril.

Client-proof Visual Editor

Continuar a ler “Um editor WordPress à prova de clientes distraídos”

Sticky Editor: plugin português para ajudar quem produz muito conteúdo

É um novissímos e pequeno plugin que chegou recentemente ao repositório do wordpress.org. Chama-se Sticky Editor e visa ajudar quem produz muito conteúdo.

Quando nos encontramos a escrever ou editar contúdo e este cresce, a mceToolbar, a ferramenta de formatação, torna-se num elemento fixo. Desta forma, quando necessita das opções de formatação, a barra está presente na área de trabalho e não há necessidade de fazer scroll para a encontrar.

Continuar a ler “Sticky Editor: plugin português para ajudar quem produz muito conteúdo”