O WordPress desistiu do React.

O Melhor da Semana N.º 193: React e WordPress, JavaScript, Gutenberg, plugins

O WordPress desistiu do React. No desenvolvimento do Gutenberg e como biblioteca a integrar no core. A Automattic também irá reescrever o Calypso.

Tudo isto foi anunciado num artigo de Matt Mullenweg publicado na semana passada, numa reacção ao facto do Facebook ter optado por manter a licença para o software.

Como alternativas perfilam-se duas opções: Vue.js e Preact.js. Esta última usa a mesma API do React mas tem uma licença MIT. Ao que tudo indica, o Preact parece estar na dianteira.

Continuar a ler “O Melhor da Semana N.º 193: React e WordPress, JavaScript, Gutenberg, plugins”

O Projecto Gutenberg continua a dominar o debate na comunidade WordPress.

O Melhor da Semana N.º 192: Projecto Gutenberg, AO90, plugins com versão mínima de PHP, tutoriais JavaScript

O Projecto Gutenberg (what else?) continua a dominar o debate na comunidade WordPress.

O artigo de Matt Mullenweg, publicado na segunda-feira da semana passada, motivou quase uma centena de comentários, desde defensores desta linha de rumo como de opositores.

Continuar a ler “O Melhor da Semana N.º 192: Projecto Gutenberg, AO90, plugins com versão mínima de PHP, tutoriais JavaScript”

Fim do suporte para a versão 3.7 do WordPress

O Melhor da Semana N.º 191: Gutenberg, REST API, os desafios da 4.9 e o fim do suporte para a versão 3.7

O core do WordPress é, neste momento, suportado até à versão 3.7, que foi lançada em Outubro de 2013. Aaron Jorbin propôs a actualização dos sites que usam essa versão, correspondentes a 0,4% de todos os sites WordPress, para a 4.1. Esta passaria a ser a versão mais antiga a receber suporte. Depois de algum debate, a equipa do core decidiu transpor os sites que usam 3.7 para a 3.8 como um passo intermédio para a 4.1.

Chama-se Gutenberg por alguma razão. Matt Mullenweg decidiu falar sobre o tópico quente do WordPress por estes dias.

Continuar a ler “O Melhor da Semana N.º 191: Gutenberg, REST API, os desafios da 4.9 e o fim do suporte para a versão 3.7”

Aviso da Google sobre HTTPS

O Melhor da Semana N.º 190: Gutenberg, PHP, Google e HTTPS, GDPR e tu, a liberdade de todos nós

O que há de novo no Gutenberg, agora que chegou à versão 0.9.0.

Morten Rand-Hendriksen analisou, experimentou, leu e pensou sobre o assunto e tem uma opinião central: o projecto Gutenberg no WordPress é mesmo uma revolução.

O pessoal do TinyMCE, a base do actual editor do WordPress, têm umas coisas a dizer sobre este projecto.

A equipa PHP do core do WordPress criou uma nova organização no GitHub com foco no melhoramento do uso do PHP no projecto. O primeiro passo é educativo: dizer aos utilizadores quais os benefícios de actualizar o PHP. Nesta altura, as estatísticas indicam que 40% dos sites usa PHP 5.6 e 14% estão no PHP 7 ou superior.

Continuar a ler “O Melhor da Semana N.º 190: Gutenberg, PHP, Google e HTTPS, GDPR e tu, a liberdade de todos nós”

A iThemes vai lançar, em breve, o HelloSales. É um plugin com raízes lusas

O Melhor da Semana N.º 189: WordPress 4.9, Gutenberg, WordPress ponto com temas e plugins, Hello Sales com raiz lusa

A edição de código, a mudança de temas e melhoramentos no personalizador são as principais missões do WordPress 4.9, previsto para Novembro, com a liderança de Mel Choyce e Weston Ruter.

O Gutenberg chegou à versão 0.8.0 e está previsto que a proposta para a sua fusão no core do WordPress seja feita em Dezembro, visando a versão 5.0. Está previsto mas não quer dizer que assim seja, considerando as enormes reticências que o projecto continua a suscitar.

Continuar a ler “O Melhor da Semana N.º 189: WordPress 4.9, Gutenberg, WordPress ponto com temas e plugins, Hello Sales com raiz lusa”

Tempo de vida de cada versão WordPress

O Melhor da Semana N.º 188: Dia de traduções, plugins, WooCommerce, Hello Sales, ThemeForest

Esta foi a semana do lançamento do WordPress 4.8.1, que veio resolver problemas em widgets de texto que surgiram com a 4.8.

Em preparação continua o Gutenberg, que está na sua interacção 0.7.0.

O terceiro Global WordPress Translation Day está agendado para 30 de Setembro. É um dia dedicado à tradução de projectos WordPress e que procura dar visibilidade à comunidade de poliglotas.

Continuar a ler “O Melhor da Semana N.º 188: Dia de traduções, plugins, WooCommerce, Hello Sales, ThemeForest”