alojamento web

O Melhor da Semana N.º 71: plugins, alojamento e WordPress REST API

Andrew Nacin, um dos líderes de desenvolvimento do WordPress, deixou de trabalhar no projecto a tempo inteiro. Vai continuar envolvido no crescimento e actualizações do sistema mas não tanto como até aqui. Nacin deixou a Audrey Capital, empresa de Matt Mullenweg, para se juntar ao U.S. Digital Service da Casa Branca.

De vez em quando surge um daqueles artigos que tem o condão de fazer pensar e abrir, ainda mais, o debate. Pode ou não ser um artigo extraordinário, pode ou não ter argumentos sólidos e estar bem escrito. Às vezes basta tocar na ferida no momento em que ela está aberta. Foi o que aconteceu esta semana quando Donnacha MacGloinn nos disse que a indústria do web hosting está a chegar ao fim. O artigo e os comentários valem a pena os quinte minutos da vossa pausa para café.

Num outro artigo relevante Daniel Pataki defende que o WordPress precisa de ‘obrigar’ os plugins a serem de melhor qualidade. E sugere a forma de o fazer.

Já que falamos em plugins e actualizações, Carl Hancock, co-fundador da Rocketgenius, diz-nos que o WordPress tem um problema de actualizações. Diz-nos que “the issue of users not updating is an issue that WordPress as a project is going to need to focus on sooner rather than later”. Uma questão que não é nova mas que merece um debate atento.

Por certo já leram que o plugin WordPress REST API pode ser a próxima grande implementação no core do sistema. Quando acontecer, prometem, vai ajudar o WordPress a fazer bem mais e bem melhor. Esteve previsto para o lançamento do 4.1 no final do ano passado mas saiu fora do calendário. Se as coisas correrem de feição nos próximos meses poderá integrar o 4.4, a disponibilizar em Dezembro. Para já Josh Pollock faz uma avaliação do projecto após conversar com Ryan McCue, um dos líderes do projecto, na sequência do lançamento da versão 1.2. Não é coisa pouca.

A propósito, McCue foi confirmado como um dos oradores do WordCamp Europa 2015. Na primeira onda de nomes anunciados está também Zé Fontainhas, que permite a Portugal manter o pleno de presenças em palco no evento. Três edições, três oradores: Mónica Guerra Leiria em 2013, Hugo Fernandes em 2014 e Zé Fontainhas em 2015.

Um pensamento sobre “O Melhor da Semana N.º 71: plugins, alojamento e WordPress REST API

Leave a Reply