O WordPress 4.4, que está previsto para Dezembro, vai trazer um novo tema por defeito, o Twenty Sixteen.
Esta é quase uma não notícia. Desde 2010 que todos os anos é lançado um tema por defeito, quebrando o reinado do histórico “Kubrick”, que foi lançado em 2005.
O Twenty Sixteen tem estado a ser preparado nos últimos meses e encontra-se bastante adiantado mas ainda longe de receber o carimbo de pronto.
Traz um novo design, com adaptação fácil aos diversos dispositivos.
Takashi Irie foi, mais uma vez, o designer escolhido para o processo. Optou por regressar ao cabeçalho horizontal e à barra lateral direita, que é opcional.
A equipa de desenvolvimento, da qual faz parte ainda Tammie Lister, apelou à colaboração de todos os interessados. Pode ser prestada participando nos encontros semanais, via Slack, no canal #core-themes, às segundas e sextas, às 16h00 (hora portuguesa). Cada encontro tem a duração prevista de 30 minutos.
Para que serve o tema por defeito
O objectivo é mais do que dar um ponto de partida a quem chega ao WordPress. O tema por defeito deve reflectir as últimas funcionalidades do sistema e ser flexível o suficiente para suportar child themes, encorajar a personalização, resultar bem como blog ou website. Deve ainda representar as melhores práticas de programação.