Como fazer um pedido de suporte no fórum WordPress Portugal

Como fazer um pedido de suporte no fórum WordPress Portugal

A Comunidade Portuguesa de WordPress tem vários canais de comunicação, sendo que cada um tem o seu objetivo

Atualmente a Comunidade Portuguesa de WordPress disponibiliza vários canais que permitem a comunicação entre todos os seus membros. Um dos canais mais ativos é o Grupo de Discussão da Comunidade no Facebook, onde se partilham ideias e opiniões, notícias e também muitas solicitações de ajuda.

O problema é que o grupo não é a ferramenta indicada para pedidos de ajuda.

Porquê?

Porque o Facebook não facilita a pesquisa de problemas antigos, a identificação de assuntos, a segmentação de pedidos, a visualização ordenada das diversas respostas nem sequer a moderação das respostas.

Mas felizmente, temos uma plataforma que permite a gestão de pedidos de suporte a todos os utilizadores no Fórum de Suporte do WordPress

E então porque se usa tanto o Grupo de discussão?

Na realidade, porque todos estamos cientes da frustração que alguém sente quando algo falha na sua instalação WordPress,

…e na Comunidade todos queremos ajudar a ultrapassar esse sentimento e proporcionar uma experiência positiva com o WordPress.

No entanto, devido aos problemas enunciados é possível que alguns pedidos feitos no Facebook fiquem perdidos sem resposta no meio de opiniões ou notícias.

Mas sabia que existe uma equipa (pequena mas mesmo assim, uma equipa) disponível para ajudar nas dificuldades que possa ter desde que as comunique no Fórum?

E que os pedidos ficam sempre registados para seu controlo, como para ajudar outros com as mesmas dificuldades?

E então? Que informação deve conter um pedido de suporte?

O pedido de suporte deve ser específico

Muitas das perguntas que são colocadas não são específicas. Isto aumenta o tempo de resolução dos problemas. Quanto mais específico for no pedido de suporte, mais rapidamente poderá chegar à solução, porque vão ser precisas menos perguntas para o identificar.

Deve incluir um link para o seu site, zona do site ou artigo que está a dar problemas.

Se o problema surge após uma série de passos, reporte-os detalhadamente, para que a equipa de suporte o consiga replicar.

Se conseguir associar umas ‘cópias de ecrã’ ou até um screencast, poderá dar-nos uma grande ajuda. Não necessitamos de grandes produções, mas por vezes um pequeno vídeo de menos de um minuto pode fazer milagres. Não é frequente, mas quando os pedidos são bem documentados, nós sorrimos. Tão simples…

Para as ‘cópias de ecrã’, podem usar o Snag.gy e para os vídeos, podem usar o Record.it (disponível tanto em Mac como em Windows).

As duas ferramentas disponibilizam links para partilharem no forum de suporte.

Mostrar a visualização do modo Ferramentas do programador

Sim, eu sei que já podemos estar a pedir muito, mas hoje em dia, alguns erros de JavaScript aparecem nas Ferramentas do programador, e para tal basta ativar a opção Inspeccionar. Se seguir esta ligação, verá as sequência de teclas que deve usar no seu browser para ativar esta interface.

Sim, é pedir muito mas dá-nos muita informação mesmo, por isso partilhe um screenshot desta informação.

E para terminar, lembre-se que o fórum é gerido por voluntários

Muitos utilizadores criam tópicos pensando que o fórum é geridos por uma equipa profissional e dedicada. Não é assim. Na realidade, a maior parte das dúvidas é atendida por voluntários ou moderadores voluntários.

Por isso, quanto mais informação facilitar, maior a probabilidade de ter uma resposta em pouco tempo.

Nota: alguns pontos foram retirados dos Pontos essenciais a conhecer antes de criar tópicos no fórum

Um pensamento sobre “Como fazer um pedido de suporte no fórum WordPress Portugal

  1. Fantástico. Temos que fazer os possíveis para manter o máximo de foco dentro das ferramentas que o próprio WordPress (e derivados, neste caso, o fórum bbPress) nos oferece.

    Claro que o Facebook tem as suas vantagens e potencialidades, mas, para todos os efeitos, não é uma plataforma ‘neutra’.

    Muito bom mesmo.

Leave a Reply