WordPress

WordPress 5.4

Está lançado o WordPress 5.4 “Adderley”, em homenagem ao trompetista Nat Adderley.

Traz um conjunto significativo de novidades, muitas delas relacionadas com o editor de blocos. Há dois novos blocos disponíveis, de ícones sociais e botões, mais formas de trabalhar cores, incluindo gradientes nos botões e na capa e também, pela primeira vez, é possível inserir cor nos blocos de grupo e colunas.

A incorporação de elementos de multimédia também foi melhorada e agora suporta o TikTok. A navegação nos blocos é agora mais simples e há novos atalhos de teclado.

Na edição, o modo de ecrã inteiro passa a ser usado por omissão.

As dicas desapareceram e deram lugar a um guia de boas-vindas.

A secção de privacidade também mereceu uma atenção dedicada, em concreto na exportação de dados pessoais.

O WordPress 5.4 apresenta ainda melhoramentos na acessibilidade. incluindo mudanças na barra de administração.

Programadores

Os programadores podem usar duas novas acções que permitem adicionar campos personalizados aos itens de menu, sem a necessidade de usar plugins. São os

wp_nav_menu_item_custom_fields

wp_nav_menu_item_custom_fields_customize_template.

Estilos

Passa a ser mais simples aplicar estilos aos blocos e há duas novas API relacionadas com variações de blocos e gradientes. Há ainda 22 novidades na REST API.

Em detalhe…

Todos os detalhes podem ser conferidos no guia de campo do WordPress 5.4. Esta versão teve o contributo de 552 voluntários que trabalharam 361 tickets no Trac e realizaram 1226 pull requests no GitHub.

A actualização pode ser feita através do painel de administração, em Actualizações. Como sempre é importante realizar, antes da actualização, uma cópia de segurança de ficheiro e base de dados.

Leave a Reply