WordPress Portugal, versão 2

Bem-vindos ao novo site da Comunidade Portuguesa de WordPress (se não faz sequer ideia do que é o WordPress, clique aqui).

Ele é a continuação do antigo site, em wordpress-pt.com, que não existe mais, por vários motivos:

  • Estava alojado num serviço de hosting que se deixou atacar e que o tornou inoperativo,
  • O nome do domínio estava no limite do permitido (veja aqui porquê)
  • O modus-operandi da comunidade a que dava voz não estava funcionar. Deixou, para todos os efeitos, de existir uma comunidade.

Por tudo isto, decidimos registar este novo domínio e aproveitar para fazer um recomeço completo. Da comunidade, do domínio, do grafismo e da filosofia geral da operação. Às vezes é preciso.

A Missão

O objectivo é juntar todos aqueles que usam WordPress, seja como utilizadores ou como developers, para tentar que todos fiquem a ganhar com partilha de experiências, dicas e conselhos. O que pretendemos para já é:

  • Manter a tradução do pacote base actualizada (e que está disponível para download aqui). O método de tradução e fluxo de trabalho serão brevemente documentados.
  • Traduzir os produtos periféricos ao WordPress que, regra geral, nele se integram nativamente: bbPress, BuddyPress, GravatarGlotPress, IntenseDebate, PollDaddy e After the Deadline.
  • Manter os plugins e temas mais populares traduzidos. É claro que esta tarefa tem uma prioridade menor, não só porque as anteriores já requerem bastante dedicação, como me parece também saudável fomentar a participação de quem mais precisa dos ditos plugins e temas e instaurar um ambiente de partilha. Por outras palavras, precisa muito de um tema ou plugin traduzido? Então traduza-o ou organize um grupo de interessados em traduzi-lo. Por estar a tirar proveito do trabalho daqueles que dedicam parte do seu tempo a traduzir o WordPress para Português, nada como retribuir com um pouco do seu. Da primeira iteração desta comunidade ficou sobejamente claro que sem uma contribuição sua, o projecto morre para todos, incluindo, claro está, para si.
  • Dar apoio, opiniões e informações a quem delas precisa, seja participando nos fórums de suporte, comentando neste blog, ou submetendo artigos com truques, tutoriais, case-studies ou qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante. Vistas bem as coisas, até perguntas são tão bem-vindas como respostas
  • Finalmente, tudo aquilo que a comunidade achar relevante fazer

Equipa

Estávamos com pressa de arrancar. Assim que possível, será criada uma página com a apresentação dos fundadores. Entretanto, a equipa tem os seus debates abertos ao público, aqui. Não temos segredos, nem procuramos criar uma estrutura que manda mais que os outros. Era simplesmente preciso começar e todos os acima chegaram-se à frente. Quer fazer parte? Não tem o mínimo problema, bastará registar-se (assim que abrirmos os registos). A única qualificação necessária é estar disposto a oferecer um pouco do seu tempo e a defender as suas opiniões. Só.

Lembre-se sempre que é preciso dar antes de criar a expectativa de receber. Ninguém aqui é pago e doa o seu tempo voluntariamente, em benefício de todos. Se muitos fizerem a mesma coisa, mais e melhor beneficiaremos com isso.

Precisa de ajuda já?

É simples. Se fez download do WordPress e precisa de ajuda, existe um fórum oficial. Existem ainda mais recursos que podem ser úteis, tais como o Codex (que é a documentação oficial) e o WordPress.tv com dezenas de videos com dicas e tutoriais.

Da mesma maneira, se o seu blog está alojado em WordPress.com, não deixe de visitar o respectivo fórum de suporte e de consultar toda a documentação de suporte.

Só vim aqui para fazer download do WordPress. Quero. Deem-me.

O site “oficial” de anúncio e disponiblização de novas releases continua a existir e a ser actualizado, como de costume. O link directo para download da última release do WordPress em Português, está aqui.

Não percebi, quero saber mais, quero ajudar ou só pagar uns copos.

Por favor consulte a página de Contacto e diga-nos coisas. Só lhe pedimos é que não use o formulário para pedidos de suporte ou resolução de dúvidas com o próprio WordPress. Para isso existe um fórum. De resto, as preferências da equipa actual dividem-se entre imperiais, vinho tinto, dry martinis e sumos vários (mas estamos abertos a provar coisas novas).

7 pensamentos sobre “WordPress Portugal, versão 2

  1. Zé,

    Antes de mais nada, parabéns pelo novo site e boa sorte neste recomeço! Sabe que estamos ao seu lado, para o que der e vier!
    Acho que a gente podia unir nossos esforços, Brasil e Portugal, principalmente no que toca as traduções de plugins/temas, e fomentar o intercâmbio de conhecimentos entre as comunidades.
    Não sei como isso se daria, mas podemos pensar juntos. Talvez uma área em ambos os sites onde trocássemos informações? Enfim, feito o convite. Sabe que por mim, seríamos um só.

    Lembre-se sempre que é preciso dar antes de criar a expectativa de receber. Ninguém aqui é pago e doa o seu tempo voluntariamente, em benefício de todos. Se muitos fizerem a mesma coisa, mais e melhor beneficiaremos com isso.

    Sábias palavras. Acho que este é o espírito fundamental que deve imperar nas comunidades livres!

    Mais uma vez, boa sorte! Nós também teremos novidades em breve!

    Abs

  2. É uma excelente notícia saber do ressurgimento da nossa comunidade. Espero que possa contribuir para divulgar ainda mais a excelência do WordPress e que funcione como meio de agregar todas as pessoas independentemente das capacidades ou idéias. Podem contar comigo como membro e na expectativa de poder contribuir de algum modo.
    Parabéns e até breve!

  3. Parabéns e boa sorte para o recomeço! Os temas WP traduzidos para português são necessários e muito importantes, pois uma grande fatia dos utilizadores dos blogs WP são de Portugal e Brasil.

Deixar uma resposta