O WordPress 4.1 é uma actualização incremental do sistema mas traz algumas novidades importantes. Algumas destinadas aos utilizadores finais e outras que apontam aos programadores.
Há três aspectos a salientar: um novo tema por defeito, o Twenty Fifteen, um modo de escrita livre de distrações e um melhor acesso à instalação da língua preferida.
Twenty Fifteen
É o novo tema base. Apresenta um aspecto limpo, vocacionado para blogs.
Desenhado por Takashi Irie, a pedido de Matt Mullenweg, o tema coloca as fichas na simplicidade, com preocupações acerca do uso da tipografia, optando pela Noto Serif e Sans, da Google. “Uma família de fontes desenhadas para serem visualmente harmoniosas em diversas línguas”, explicou Irie, correspondendo à aposta do WordPress na internacionalização.
Outra preocupação, a componente móvel, também foi tida em conta neste tema, que visa responder da melhor forma a qualquer ecrã.
Focus mas off por defeito
Focus é o novo modo livre de distrações para quem está a escrever ou editar artigos.
As versões mais recentes do WordPress permitiam o modo de ecrã total mas, ao mesmo tempo, escondiam as ferramentas essenciais à edição.
A nova versão resolve esse aspecto e basta carregar no ‘escape’ ou colocar o rato fora do editor para tudo regressar à normalidade. O processo, no entanto, implica alguma habituação.
Por ser uma ferramenta que pode causar algum desconforto e ‘assustar’ utilizadores menos treinados, foi decidido que estará desligada por defeito, podendo ser activada por quem o pretender.
O Focus também irá chegar ao wordpress.com.
Línguas
Mudar a língua da instalação WordPress será mais simples. Há um novo selector nas opções gerais que permite verificar quais as línguas disponíveis.
Escolhendo a da sua preferência, será feito o download do pacote respectivo e aplicada a opção.
Ferramentas de imagem
Ao editar uma imagem no corpo de um artigo passa a ter, ao passar o cursor por cima, uma nova ferramenta de trabalho, que facilita o seu alinhamento.
Trata-se de um pequeno mas importante melhoramento que facilita a vida aos utilizadores.
Title-tag
Passa a existir um add_theme_support( ‘title-tag’ ) e esta é uma novidade importante para os programadores, em concreto para quem desenvolve temas.
O objectivo é que os utilizadores possam gerir estes títulos no painel de controlo, num futuro próximo.
Queries
Há melhoramentos nas consultas (queries) de meta, datas, comentários e taxonomias. O WP_Meta_Query foi alvo de uma atenção particular e a promessa é de que os melhoramentos sejam significativos.
Personalização de temas
A API de personalização regista alterações positivas, incluindo nos painéis de contexto e secções e modelos JavaScript para os controlos.
Este é um aspecto que deverá merecer particular atenção por parte dos criadores de temas.
Plugins recomendados
Haverá um separador de plugins recomendados na página de instalação. A recomendação leva em conta os plugins já instalados naquele website e sugere outros que se possam adequar.
Cuidado, não se deixem entusiasmar e não desatem a instalar novos só porque foram sugeriros.
O que fica de fora
Estava previsto que na versão 4.1 surgisse a divisão de termos quando este é partilhado por múltiplas taxonomias. No entanto, devido a algumas complicações, em concreto por quebrar a retrocompatibilidade de bastantes plugins, foi decidido remeter esta questão para a 4.2.
O objectivo final continua a ser o mesmo: fazer com que um termo, quando editado num taxonomia, não afecte o mesmo termo noutra taxonomia.
Quando estará disponível?
Dentro de dias, Diogo.