O WordPress 4.9 chegou ao Beta 2. Uma das novidades é a apresentação de uma mensagem de alerta aos utilizadores quando se prepararem para alterar ficheiros do tema ou plugins através do Editor disponível no painel de administração e houver a possibilidade de algo dar para o torto.
Se o utilizador tentar guardar alterações num ficheiro e o WordPress detectar a possibilidade de um erro fatal, a mudança não será guardada e será apresentada uma mensagem explicando onde está o problema.
A personalização tem novidades importantes. Em concreto, surge uma nova área que permite publicar, guardar rascunhos e agendar alterações em widgets, por exemplo.
Há melhoramentos na segurança. Com a nova versão, para alterar o endereço de email de um utilizador, o email de um administrador do site ou administrador da rede de um multisite, será obrigatório carregar na ligação que é enviada num email que é remetido para o novo endereço.
Os papéis e respectivas capacidades registam pequenas alterações.
A versão 4.9 está prevista para 14 de Novembro.
Os contribuidores para o core do WordPress decidiram trocar o Browserify pelo Webpack, no processo de criação com JavaScript.
Gutenberg e os gregos
Esta foi uma semana sossegada no debate sobre o Gutenberg, que chegou à versão 1.4.
Matias Ventura, que lidera a equipa de desenvolvimento do futuro editor do WordPress, explica a visão, ideias e objectivos do Gutenberg. O artigo – escrito com Gutenberg – chama-se “Gutenberg, ou o barco de Teseu”. Se não sabes quem é Teseu, podes mergulhar na mitologia grega e descobrir (dica: envolve um labirinto).
WooCommerce com nova versão
O WooCommerce chegou à versão 3.2 de forma suave e trouxe algumas novidades, embora menores. Ainda assim, passou a ser possível aplicar cupões a encomendas já realizadas.
E ainda…
Deves ou não usar notificações push?
Ainda às voltas com categorias, etiquetas e taxonomias? Eis como usar.
Qual é a media salarial de programadores WordPress?
10 tutoriais PHP para aspirantes a programador.
120 ‘cheat sheets’ para programadores e designers WordPress.
Os utilizadores da aplicação de notas para Mac e iOS, Bear, querem uma integração com WordPress.