Desta vez não se pode falar de actualização importante mas incremental. O WordPress 4.3 “
é mais que isso. Esta versão do sistema integra melhoramentos significativos em funcionalidades já existentes e novas funções, em particular para os programadores.Ao todo são centenas de implementações e alterações. Umas mais relevantes que outras, umas mais abrangentes e com impacto para todos os utilizadores, outras dedicadas a quem mete as mãos no código.
Vamos ao essencial:
- PHP4-style constructors ficaram obsoletos, preparando-se o lançamento do PHP7 lá para o final do ano.
- Os comentários passam a estar fechados por omissão nas páginas.
- Há um novo modelo (template) para temas. É o Singular.php e pode ser usado para artigos singulares, de qualquer tipo de conteúdo.
- O editor regista algumas mudanças significativas, incluindo uma mudança na contagem das palavras e caracteres.
- Surge a funcionalidade do ícone do site, com os devidos controlos no Personalizador.
- O Personalizador regista também mudanças nos painéis e secções. A pré-visualização de alterações nos menus foi acelerada.
- Os cabeçalhos nos ecrãs de administração foram alterados. O <h1> é o cabeçalho por omissão em vez do <h2>, visando um WordPress mais acessível a pessoas deficientes.
- As senhas geradas de forma automática passam, por omissão, a ser ‘fortes’.
- O antigo código do modo de escrita livre de distrações foi removido. Também foi eliminado o código que operava o anterior método de pré-visualização de temas.
- As tabelas de listas (que pode encontrar quando carrega em Páginas ou Artigos) têm um novo estilo visual e uma nova API.
“Billie” é o cognome desta versão, em honra da cantora de jazz Billie Holiday. Teve 247 contribuidores.