AO90

O WordPress em português de Portugal e o Acordo Ortográfico de 1990

De vez em quando a Comunidade Portuguesa de WordPress agita-se em redor da utilização do Acordo Ortográfico de 1990 (AO90) na tradução principal do WordPress para português.

Levantam-se questões legítimas, apresentam-se opiniões, um ou outro decreto-lei para uma discussão que ultrapassa as barreiras do uso da língua e toca aspectos de ordem técnica, que vão muito além das opções individuais de usar ou não o AO90.

Continuar a ler “O WordPress em português de Portugal e o Acordo Ortográfico de 1990”

À espera do 4.4 com cara “renovada”

Aproveitámos a chegada iminente do WordPress 4.4 para refrescarmos a imagem do wp-portugal.com e anteciparmos o novo ano que se avizinha. Muitos saberão que o projecto de desenvolver um novo tema e novas funcionalidades para o wp-portugal.com foi lançado em 2013, durante o WordCamp Porto 2013, e renovado já este ano no WordCamp Lisboa 2015.

Acontece que, sendo um projecto de voluntariado, e que inclui muitos participantes, não é simples manter o ritmo de desenvolvimento. Embora haja algum avanço em tempo de eventos, como o WordCamp, a tendência tem sido esse ritmo esmorecer à medida que retomamos o quotidiano dos nossos projectos pessoais, que nos ocupam a maior parte do tempo.

Continuar a ler “À espera do 4.4 com cara “renovada””

WordCamp Porto 2013: um apanhado

O WordCamp 2013, agora no Porto, terminou há pouco mais de 4 horas uma semana. Para mim combinou, em certa medida, alguns predicados das duas anteriores edições em Lisboa: a novidade do local e a experiência acumulada.

Se é certo que a equipa que levou a cabo o WordCamp Porto 2013 foi quase obrigada a voluntariar-se para trazer o WordCamp para o norte, também é verdade que os dois anos anteriores tinham já dado algum calo sobre o que esperar (e temer) de um evento desta dimensão, que se procurou transmitir no apoio ao novo grupo organizador. O brilhantismo e a dedicação do staff nortenho fizeram o resto. E eles foram mesmo brilhantes e dedicados.
Continuar a ler “WordCamp Porto 2013: um apanhado”